10 de outubro de 2013

Entrevista com Beethoven Franco


“O Sol nasce para todos”. E o som também. Mas, algumas pessoas o têm do “Dó ao Si”. Este é um deles, que conhece bem todas as notas e todas as pausas. Foi numa dessas pausas que me encontrei com o grande tecladista pitanguiense, representante dos “Ebony and Ivory, side by side on my piano...”, Beethoven Franco.


Beethoven pai e Beethoven filho (foto: Divulgação)


Carlos Wagner - Gostaria que falasse um pouco sobre você.
Beethoven - Meu nome é Beethoven Franco. Sou filho de Pitangui/MG. Nascido em 16 de janeiro de 1955, casado com Mary Galvão Franco. Atualmente, moro e trabalho em Belo Horizonte.

Quando começou a tocar?
Toquei guitarra, contrabaixo e violão desde menino, com os conjuntos Norberto, Kamargo, Impulso e vários outros. Piano e teclado foram no início de 1980, quando resolvi ampliar minha área de atuação.

Quais foram suas influências?
Sou bem eclético e fui influenciado musicalmente por tantos bons que, se citar nomes, posso cometer injustiça deixando alguém de fora.

O que você ouve como fonte de estudo?
Como disse, sou eclético. Como fonte de estudo, ouço tudo o que me agrada. Dentre tudo o que ouço, posso citar: clássico romântico, eruditos, MPB, standart americano, bossa, jazz e por aí vai. 

Posso notar que, com tanta influência boa, não haveria uma maneira de enumerar qualquer artista como fonte de estudo e inspiração. Mas, conte-nos sobre o seu trabalho. 
Tenho tocado no restaurante Vecchio Sogno desde 1997, na Assembleia Legislativa. Rua Martin Carvalho, 75, de segunda a quinta-feira, de 20h à 0h30. Nos finais de semana, faço eventos. 

Gostaria de pedir que deixasse uma mensagem aos amigos e conterrâneos. 
Deixo um grande abraço aos meus conterrâneos, dizendo do meu orgulho de ter nascido em Pitangui, berço de nomes que divulgam e enriquecem nossa música. Obrigado, Carlos Wagner. Forte abraço. 

O prazer sempre será nosso, em contar com a atenção, não somente sua, mas de todos os grandes músicos, filhos de Pitangui e também aos que serão incluídos nessa nossa coluna para que todos venham a conhecer como fonte de inspiração, amizade e respeito. Receba o nosso abraço e nossos agradecimentos.

2 comentários:

  1. Carlos Wagner Nunes, obrigado pela atenção e respeito à fidelidade da transcrição ao publicar a entrevista dada ao Independente de Pitangui. Parabéns pelo bom trabalho de sempre. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom rever a materia a respeito de um grande Pitanguiense e, tambem, matar saudade do Primo. Grande abraco e que Deus nos abencoe, sempre.

      Excluir

Ao comentar, tome cuidado para não ofender outros leitores. Comentários que contenham ameaças ou grosserias poderão ser excluídos.